"Um fenômeno estranho está acontecendo em Kyandi, doces começam a cair do céu e Masha está tentando pegar o máximo que puder! Porém nem tudo que cai é feito de açúcar..."
Esse foi um projeto simples e pequeno de um jogo casual no estilo pega frutas, onde você tem uma personagem com uma cesta que se movimenta para a direita e esquerda tentando coletar todas as frutas que caem do céu. No caso de Masha Catch Candies, a Masha é o personagem jogável e os item que tem que ser coletados são doces.
•
Desenvolvimento
O jogo foi desenvolvido na engine Game Maker Studio 2, portanto a linguagem utilizada foi a Game Maker Language (GML). Eu não sei programar, mas dei uma pesquisada em vários códigos e aos poucos, com várias tentativas e erros, consegui adapta-los para chegar no resultado que eu queria.
Escolhi trabalhar com PixelArt no jogo já que gosto muito e por ser mais simples de animar, e como eu também nunca tinha mexido com animação, facilitou bastante e eu cheguei em ótimos resultados. O cenário foi feito pelo Software PyxelEdit em tiles (imagens dispostas em ordenadamente em uma grade e que ao serem exibidas simultaneamente formam a base um mapa.
), enquanto os itens, a Masha e toda a animação deles foi feita no Piskel.
A musica e os efeitos sonoros foram todos tirados da internet, todos sem Copyright. A musica de fundo se chama Insert Quarter e, infelizmente, a maioria dos efeitos sonoros eu acabei não documentando a fonte, mas retirei a maioria do youtube e os editei no Audacity.
•
Sobre o Jogo
Como disse anteriormente, o jogo é o tipico pega-frutas, nesse caso pega-doces, onde seu objetivo é coleta-los sem deixa-los cair no chão. A cada doce pego você ganha um ponto, e esses doces são: Chocolate, Pirulito, Biscoito, Picolé, Maracon e Marshmallow.
Além deles, há também o Sugar Heart, que nada mais é do que uma vida; a cada doce que você deixar cair no chão, um Sugar Heart é perdido, mas no decorrer do jogo você pode aumentar suas vidas coletando-os quando eles aparecem. E por ultimo, mas não menos importante, também temos a bomba, onde você perde todas as suas vidas, independente da quantidade que tiver, gerando o Game-over.
Você inicia o Jogo com 0 pontos e 3 Sugar Hearts.
Para deixar o jogo um pouco mais divertido, quando se atinge uma certas quantidades de pontos, a velocidade dos itens que estão caindo aumenta, ficando mais difícil de pega-los; e é claro, a velocidade de movimento da Masha aumenta também.
•
Modo de Jogar
Os comandos do jogo são super simples, basta utilizar as setas Direita e Esquerda do teclado para movimentar a Masha. Seu objetivo é pegar todos os doces que caem do céu, tomando cuidado para não pegar as bombas que estão entre eles. Se pegar alguma por acidente ou perder todas as suas vidas (Sugar Hearts), você perde.
•
Infelizmente não consegui renderizar o jogo, pois a versão de teste do GMS não permite, você tem que comprar o software, mas tem uns gifs para vocês verem como ficou e confesso que eu gostei dele mesmo com toda a dor de cabeça, afinal foi meu primeiro jogo e fiz ele sozinha, com ajuda apenas do Sr. Google que não facilitou muito as coisas. Eu realmente procurei em todo lugar os códigos que precisava, principalmente em sites e fórum gringos, só que eu não achei eles exatamente da forma que precisava e tive que ir me virando com o que tinha.
Eu gostei muito dessa experiência e pretendo fazer outro mais pra frente, um de plataforma talvez, mas pra isso eu vou precisar estudar bastante sobre os códigos, e quem sabe eu não encontre alguém para fazer junto comigo rsrs' Pra falar a verdade, o projeto inicial era bem diferente, a intenção era fazer um de plataforma que se chamaria Masha Adventures in Kyandi, mas por conta de várias dificuldades que achei no caminho, decidi fazer algo mai simples, pois o projeto Masha Catch Candies foi meu TCC do cursinho de Games e Design que fiz uns anos trás, e como eu já tinha perdido dois meses nesse primeiro projeto e precisava entregar algo logo, eu optei por um bem mais simples, mas que não deixa se der divertido, já que ele fica realmente difícil depois de uma boa dose de açúcar rsrs'