Postado por : Rafahh terça-feira, 4 de agosto de 2020

Dom ou treino

Ooie Marshmallows!! Tudo sim? Espero que bom!!
Eis aqui uma garota super empolgada com a Miraculous Week rsrs' apesar de estar realmente só eu fazendo ela, tem muita gente fazendo desenhos e edits pro Miraculous Day e isso já me deixa feliz. 

Enfim, estou aqui pra trazer mais um daqueles assuntos que todo mundo que desenha já passou, se bem que esse em específico não se aplica somente a desenho, e sim a tudo que você for fazer na sua vida. 
Afinal o que realmente importa, dom ou treino? 
Sem dúvidas você já ouviu falar as famigeradas frases "Fulano tem dom" ou "Fulana nasceu com dom",  seja pra qualquer coisa que alguma pessoa faça com certa facilidade, dança, ginástica, desenho, qualquer coisa mesmo. Ai o fulano e a fulana que nasceu com esse dom, vive ouvindo frases desse tipo, como se o dom fosse o único motivo deles conseguirem fazer essas coisas tão bem.
Do outro lado, temos as pessoas esforçadas, que treinam, dão tudo de si, poem o coração e a alma naquilo, pois elas não nasceram com o dom, então tem que se virar; ai chegamos nas pessoas que falam "Você é bom, mas não tem dom pra isso, você nunca vai ser tão bom quanto uma pessoa que tem dom". Pois é, já ouvi pessoas dizendo isso e sinceramente, é uma das coisas mais ridículas que eu já ouvi.

A palavra Dom vem do Latin 'donus' e significa dádiva, presente. Sendo assim, o uso dela em frases como "Fulana já nasceu com dom" está certa, afinal dom é uma capacidade natural de realizar uma tarefa com perfeição, ou quase, mesmo que para outras pessoas pareça difícil. Dando um exemplo de mim mesma, desde pequena escuto muito isso, que tenho dom para desenhar, pintar, etc. isso antes de fazer o curso de desenho, e nem preciso falar que depois que aprendi algumas técnicas eu ouvia isso com mais frequência. Porém, o "Você nunca vai ser tão bom quanto uma pessoa que tem dom" é algo que realmente me irrita, pois alguém pode ser tão bom quando outro que tem o dom. As pessoas falam de dom como se fosse imbatível, como se uma pessoa sem dom nunca fosse conseguir chegar ao nível de uma pessoa com dom, e isso realmente me incomoda. 

Vou dar mais um exemplo que aconteceu comigo, quando eu estava no ensino fundamental, lá pra 2ª, 3ª série, a professora de artes montou uma oficina de pintura só pros alunos que sabiam desenhar bem, ou seja, se você gostava de desenhar mas não era tão bom, você ficava de fora, coisa que eu já acho super errado até porque era crianças, e adivinha? Eu não entrei na turma, porque eu não desenhava bem. Lá pra 4ª série eu comecei a desenhar seguindo tutoriais na internet, praticando todo dia em casa, pesquisando sobre proporção do corpo humano e aos poucos meus desenhos foram melhorando, ai eu comecei a ouviu o "você tem dom"; e quando tive oportunidade e fazer um curso de desenho, eu fui de cabeça. Então, eu não tenho o dom, pois antes eu não desenhava bem, eu apenas gostava muito de desenhar e queria saber desenhar. E eu lembro dessa história até hoje porque eu realmente queria ter participado dessa oficina, uma colega minha e um primo meu participaram e eles desenham super bem, mas a frustração de não poder entrar na turma porque eu não sabia desenhar foi grande, só porque eu não sabia eu não tinha direito? Poxa eu tinha muita vontade de aprender.

Lembro claramente que quando comecei a fazer o curso de desenho, lá com meus 12, 13 anos, minha professora dizia que eu tinha muita facilidade, inclusive terminei o curso básico bem rápido, em um ano e meio eu já sabia fazer desenhos realistas, e tinha pessoas que demoravam bem mais pra terminar esse curso, mas e dai? Cada um tem seu tempo, e se eu conseguia desenhar rápido é porque eu já tinha treinado muuuito, muito mesmo. Eu não desenhava apenas no curso, eu treinava em casa, eu fazia o meu melhor nos desenhos pra escola, eu continuava pesquisando sobre desenho, e hoje cheguei onde cheguei, num nível que realmente nunca imaginei estar. Quem diria que eu iria fazer artes digitais, isso jamais passo pela minha cabeça, pra mim eu ficaria só no papel, o digital parecia muito distante, mas  chegou uma hora que eu percebi que não era bem assim, então eu fui atrás de arte digital, pesquisei, treinei e aprendi sozinha, no meu tempo, do meu jeito, e ainda tenho muito pra aprender, eu to só começando.

Os cursos de desenho que fiz foram algumas das melhores coisas na minha vida, não só pelo aprendizado das técnicas, mas também pela troca de ideias que eu tive com os professores, e lá eles ensinam qualquer um a desenha, basta você querer.

Sei que muitas vezes a gente acaba vendo coisas ai a internet, vou pegar no meu caso de novo com desenho, e você pensa que nunca vai chegar ali, como eu disse dos desenhos digitais, eu nunca imaginei, parecia um nível hardcore que era impossível de alcançar, mas não é. Hoje o meu nível hardcore que eu olho e fico "Meu Deus, será que vou conseguir desenhar assim um dia?" é desenhar e colorir com Copic e Marca Texto, eu vejo tanto desenho maravilhoso com essas canetas, e todos sem nenhuma marquinha, como se fosse impressão sabe, que eu fico boba. Já tentei desenhar com Marca Texto e os meus ficam todos marcados, não fica aquela coisa homogenia, meu desafio agora é conseguir pintar sem deixar aquelas as marcas, e eu só vou conseguir se eu treinar.

Então eu só queria deixar aqui minha opinião sobre isso, o dom é bom, é realmente um presente, mas só ele não vai te fazer ser o melhor, o que realmente faz a diferença é o treino, é seu esforço, é seu suor; e se você não tem o dom, pode ser que você tenha que treinar 20 vezes mais que o fulaninho que tem, mas você chega lá, só não desiste, não para, não da ouvidos quando alguém vir falar que você não consegue, acredite em você. 

E querem saber, eu vou deixar aqui uma musica como inspiração, se você estiver pra baixo, achando que você não vai conseguir, ouça essa obra prima dos 7 Minutoz: Maito Gai, o ninja mais forte.
Porque se tem alguém que mostra que o treino faz toda a diferença é o sensei sobrancelhudo de macacão verde.


E querem um exemplo ao contrário? Gohan, em Dragon Ball Super, ele parou de treinar, e mesmo tendo o dom, o poder oculto e tudo mais, ele ficou fraco, então só o dom não adianta nada.

♥ 

Dom ou Treino? Não sei vocês, mas pra mim sempre foi e sempre será treino, basta você realmente fazer acontecer.

A kiss and a cheese (づ  ̄³ ̄)づ ♡*・。゚

{ 2 comentários... Comente também! }

  1. Pessoalmente falando, eu acredito que o dom é tipo a capacidade de absorver certos ensinamentos e técnicas de uma forma mais natural, como uma criança aprendendo a língua materna; a criança não precisa de aulas para aprender a falar, mas ela precisa constantemente exercitar a fala para aprender. O mesmo funciona com o dom.

    Isso também não quer dizer que quem não tem "dom" não pode aprender uma coisa: cursos de línguas estão aí e funcionam muito bem. Não são maneiras "naturais" de aprender uma língua, mas funcionam.

    Ambos os casos exigem esforço e dedicação, a diferença está na maneira que a pessoa aprende. Ter um dom só facilita esse aprendizado no sentido de agir como um catalisador, mas no fim das contas tanto a pessoa com o dom quanto a pessoa sem dom nenhum vão precisar se dedicar muito para conseguir chegar em algum lugar!

    Gostei do post e espero que você consiga chegar nos seus objetivos de desenhar com copic e marca texto!

    Beijinhos.
    abyissal

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Exatamente, o esforço é necessário em ambos os casos, a diferença é que a pessoa com dom vai absorver as informações com mais facilidade e rapidez, mas sem praticar ela não vai ficar verdadeiramente boa naquilo.

      Rsrs' Espero conseguir ganhar essa luta contra os marca textos, tem tanto desenho bonito por ai feito com eles que eu fico com vontade de fazer também Haushau'

      Bjss ♥

      Excluir

- Copyright © - Marshmallow Colors - Powered by Blogger -