Postado por : Rafahh terça-feira, 16 de junho de 2020

Tipos de lápis e Borrachas

Ooie Marshmallows, tudo bom? Espero que siim!!!
Esses dias eu fui atrás de lápis, apesar de ter quase uma papelaria em casa, não tinha nenhum 8B. Fui numa papelaria pequenininha que não tinha muita coisa interessante e o que tinha lá eu já tenho, isso diminui o risco de eu voltar pra casa com os bolsos vazios, porém, como já é de imaginar, eu não voltei só com o lápis 8B, eu acabei comprando também um 2H para testar. No começo eu não gostei muito dele, mas depois me acostumei Hasuah' Existe uma bela diferença entre os lápis B e os H, então pensando nisso, achei legal falar um pouco sobre os tipos de lápis aqui no blog, come on?


Lápis e BorrachaComo todo bom desenhista tradicional que adora uns lápis, nós consumamos fazer coleção bom, pelo menos eu costumo né, mas o 'por fora', a estética do lápis não é o mais importante, na verdade o grafite é o que conta, claro a madeira que envolver ele também tem que ser boa (ou você perde o lápis na primeira apontada), então vamos falar sobre os tipos que existem.

Os lápis mais comuns e que encontramos de monte nas papelarias e lojas no geral são os famosos HB, que são lápis com grafite que não é nem tão claro e nem tão escuro, por esse motivo são ótimos para escrever e são muito utilizado em escolas, porém pra quem desenha ele limita um pouco já que a gente não consegue chegar em muitos tons usando um lápis só. Por esse motivo que usamos outros tipos para desenhar, que são os H e os B. Os lápis do tipo H são os mais finos e possuem um grafite mais duro, enquanto os lápis do tipo B são mais macios e possuem um grafite mais grosso e suave.

Lápis 2H 4B 6B 8BTanto os B quanto os H vão do 1 até o 9, e quanto maior o número que acompanha o H ou o B, maior será a dureza (H) ou maciez (B) do grafite. Inclusive, o H vem de "Hard" ou  "Hardness" (dureza) e o B vem de "Black", "Blackness" ou "Bold" (preto, negrito).
Além desses, ainda tem o lápis F, que é bem parecido com o HB.

Se fossemos colocar numa ordem, do mais claro e rígido até o mais escuro e macio, ficaria assim:

{ 9H - 8H - 7H - 6H - 5H - 4H - 3H - 2H - H - F - HB - B - 2B - 3B - 4B - 5B - 6B - 7B - 8B - 9B }

Depois de tanta informação fica até difícil de definir qual usar rsrs' mas é simples, basicamente, os lápis mais duros são melhores para traços mais claro, perfeitos para rascunhos, e os lápis mais escuros para fazer sombra e preenchimento de áreas grandes. Eu costumo usar muito o 2B para os rascunhos e o 6B para fazer os sombreados, inclusive já postei aqui meus desenhos realistas feitos em grafite, todos foram feitos usando apenas esses dois lápis, se você ainda não viu, pode dar uma conferida clicando aqui. Apesar disso, várias vezes eu acabo usando o HB, tomando sempre cuidado para não deixar o traço muito escuro.

Como disse, eu comprei um 2H para testar e como eu estou acostumada com lápis macios eu acabei estranhando muito, muito mesmo, eles são totalmente diferentes. O lado bom que ele é bem clarinho, e o lado ruim é que você tem que tomar mais cuidado com ele, pois para apagar é mais difícil. Sim, os lápis mais duros são mais difíceis de apagar. Em contra partida, os mais macios são mais fáceis, e mesmo sendo bem escuros, você consegue apagar completamente.

Aproveitando o embalo, vamos falar de borracha. Assim como os lápis, existem borrachas duras e macias e eu particularmente recomendo as macias, afinal elas trazem bem menos riscos de riscar e.e piadinha não intencional, mas né, aconteceu ou amassar o papel, sem contar que são bem melhores para trabalhar. A única borracha dura que eu até uso é a do lápis borracha, é muito bom pra apagar pequenos detalhes, mas você tem que tomar um tremendo de um cuidado, já cheguei a rasgar a folha uma vez. Normalmente eu fico com a borracha caneta ou a estilete para pagar esses detalhes, só que tem desenhos que realmente precisa de uma borracha beeeem fininha.

Tipos de Borrachas

Também temos a questão das borrachas coloridas, eu costumo usar borrachas brancas e era totalmente contra borrachas com cor os estampada, comprava só pra colecionar mesmo. Já perdi muitos desenhos que foram manchados por conta delas, entretanto eu achei uma borracha colorida muito boa, boa mesmo, ela é super macia e não mancha nadinha de nada, Dust Free da Faber-Castell tinha que ser da Faber Castell, obrigada Faber, essa eu super recomendo, aliás é a única colorida que eu recomento, creio que deve ter outras coloridas muito boas também, mas das que eu testei essa foi a única que eu gostei de verdade. A qual estou falando é a rosa ai da foto, ela ta sem o papel de proteção, ele acabou rasgando de tanto que uso ela.
Sem contar que a textura dela é ótima! Eu não gosto daquelas borrachas meio ásperas e que parecem que estão esfarelando na sua mão, tipo as da Mercur, é uma marca boa, mas eu particularmente não gosto. Para não falar que não tenho nada, a borracha estilete é da Mercur, só que eu realmente não curto muito a textura dela, sem contar que não apaga tão bem quanto as da Faber e da Pentel.

Por fim, mas não menos importante, o melhor tipo de borracha dessa terra, limpa-tipo!! Gente que borracha boa, é macia, não prejudica a folha, da pra moldar da forma que você quiser, não esferela, não deixa sujeira... Enfim, é muito boa. Poréeem, como tudo o que falamos aqui, tem alguns limpa-tipo que são mais duros, esses eu não gosto, ele não apaga direito e é ruim de moldar; comprei um assim que era azul e todo mundo tinha falado pra mim que o azul era ruim, só que eu tinha que testar né, então eu comprei e me arrependi, agora eu só compro do cinza, então não sejam cabeça duras que nem eu, comprei do cinza não do azul.
E os limpa-tipos eles são melhores que as borrachas comuns quando o assunto é sombreado, por exemplo, nos desenhos realistas feitos com o lápis 6B ou 8B, se você errar na sombra você consegue apagar o erro facilmente com o limpa-tipo sem deixar marcas no seu desenho, você vai batendo ele na área que você errou e vai apagando aos poucos, depois você volta arrumando com o lápis e ninguém vai saber que você errou ali.


Ufa, acho que falei tudo, pelo menos tudo que eu sei até o momento rsrs' Como disse, eu sou colecionadora de materiais de desenho, tenho vários que nem uso, simplesmente porque eles são bonitos de mais para serem usados. E é claro, isso tudo que falei aqui é mais o meu ponto de vista sobre algumas coisas, tem pessoas de podem preferir borrachas duras e o limpa tipo-azul por exemplo, nada contra, mas eu passo longe deles, e também acaba tendo a questão de marca, não tem nem como esconder, eu sou Faber-Castell e Pentel pra quase tudo.

Enfim, espero que tenha conseguido explicar um pouco sobre os lápis e borrachas, pra quem estiver começando no desenho eu recomendo um 2B e um 6B, já que eles são fáceis de apagar (claro, manerem na força) e também da pra fazer muito coisa só com eles dois.

A kiss and a cheese (づ  ̄³ ̄)づ ♡*・。゚

{ 2 comentários... Comente também! }

  1. Tenho costume de usar lapiseira, mas esses lápis da Faber "verdinhos" é muito nostálgico pra mim! Ainda tenho duas caixas de 2B e é gostoso de desenhar! ♥

    Mercur me lembra a escola e que eu fazia uma baita sujeira com ela. Minha mesa vivia lotadíssima de farelo de borracha, acho que foi só por isso que não utilizo mais. Tenho uma Mono e usei muito Staedler (igualmente boa), ambas deixam o desenho bem limpo e sem marca. Limpa Tipo raramente uso mas tenho uma beeeem sujinha (e antiga) :P

    Beijos :*

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ooie Moh!!
      Eu costumo usar muito lapiseira também kkkk' Meio que depende do dia, as vezes uso elas e as vezes quero os lápis mesmo :v

      A Staedler já usei também, é muito boa, a Mono eu não achei ainda nas lojas que costumo ir, mas todos falam muito bem kkk' Já a Mercur não curto exatamente por esse motivo, só comprei a do estilete porque achei legal rsrs' Se eu acabar achando um refil de outra marca seria ótimo!, mas até o momento nada.

      Bjss ♥

      Excluir

- Copyright © - Marshmallow Colors - Powered by Blogger -